Quais são seus valores?
- ecjwelter
- 14 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Quais são seus valores? Quais valores você leva à box e ao WOD? O que te move a fazer crossfit? O que te motiva a continuar fazendo isso?
Acredito que valores transcendem as questões ligadas somente ao esporte em si. São questões de caráter. Os valores constroem a pessoa. Se você souber definir quais são seus valores, terá uma maior noção de suas metas e prioridades.
Porém não é fácil definir o que é valor. Principalmente valores com relação à vida.
Eu, particularmente, penso na premissa de que os valores são convicções e atitudes que guiam a vida. É algo que norteia nossas decisões e que nos motivam à ação. Valores são de grande importância quando pensamos nos objetivos de nossas ações. Por exemplo: na prática do crossfit, cada atleta tem um objetivo pessoal. Seja ficar mais forte, aprimorar certas habilidades, ganhar, emagrecer, fazer amizades etc. E cada atleta, frente a esses objetivos, tem motivadores que nós podemos chamar de valores.
Eu compartilho meus objetivos e valores que podem exemplificar melhor o que quero dizer.
Quando eu iniciei no crossfit, eu queria me desenvolver como pessoa. Queria melhorar minha resistência e resiliência. Com o tempo fui refletindo nessa prática e definindo os meus valores:
Comprometimento: esse foi o primeiro valor que eu pensei. Preciso me comprometer com meus objetivos. Sem o comprometimento, eu faria crossfit por fazer.
Responsabilidade: eu preciso me responsabilizar com as minhas ações. Preciso ser responsável não só pela prática como também pelo resultado que estarei alcançando.
Confiança: com a prática, ganho confiança para fazer coisas novas. Não somente ganhar confiança, preciso desenvolvê-la, conhecê-la, aceitá-la (o que pode ser desafiador).
Humildade: sempre tive em mente uma coisa, que nem sempre acertamos. O plano sem sempre caminha como queremos. A humildade entra como um valor que me faz aceitar o erro, observá-lo e aprender com ele para que possa melhorar.
Ação: acredito que o valor mais importante até então. É preciso um comprometimento especial com este valor. De nada adianta um planejamento, uma profunda reflexão se no final eu não partir para a ação. Ir lá e fazer.
Mas tenhamos em mente que esses valores não são imutáveis. Quem sabe amanhã eu já tenha outro valor para acrescentar, substituir ou mudar. É um constante crescimento e um constante aprendizado.
Commentaires