O ciclo da ansiedade
- ecjwelter
- 16 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Já reparou como a nossa ansiedade sempre vai aumentando com o passar do tempo, mas dificilmente diminui? Ficamos cada vez mais ansiosos e não menos. Isso porque a ansiedade tem um ciclo vicioso que faz com que ela aumente sempre.
Imagine a seguinte situação: você precisa participar de uma reunião no trabalho onde precisa mostrar alguns resultados não muito bons para seu chefe. Você se sente um pouco ansioso e pede para adiar o dia da reunião. Sua ansiedade acaba diminuindo e isso provoca um certo alívio. Esse acontecimento mostra ao seu corpo que fazia sentido você sentir ansiedade naquele momento e que o seu comportamento, de adiar a reunião e evitar a situação que te gera ansiedade e angústia, pode ser repetido.

Porém, quando chegar novamente a data da reunião, aquela sensação de ansiedade será maior que antes e você se sente impotente porque não consegue controlar o que sente. Isso acontece porque essa situação vai estar mais estranha e desconfortável por ter sido evitada pela primeira vez. Com isso, a situação ansiosa vai sendo cada vez mais difícil de ser vivenciada e suportada e a sua vontade de evitar ou fugir aumenta. Assim, esse ciclo de fuga e evitação se forma e a sua ansiedade vai se tornando cada vez mais forte.
Comments